Você pode ser o seu próprio coach!
Já ouviu falar da Programação Neurolinguística?
Não, não, aqui não estamos falando de truques de ilusionismo ou terapia motivacional.
Basicamente, é um estudo claro de compreensão da subjetividade humana visando "educá-la" para atingir melhores resultados comportamentais.
É uma ferramenta extremamente importante para líderes, pessoas com dificuldade de relacionar-se, negociadores, vendedores e pessoas que querem se autoconhecer melhor.
Infelizmente, os cursos oferecidos no Brasil sobre o tema ainda são caríssimos.
Conheça um pouco sobre a metodologia conosco e nossa dica no final do post:
A Programação Neurolinguística foi desenvolvida em meados da década de 1970, na universidade de Santa Cruz, na Califórnia, pelo professor de linguística John Grinder, e o então aluno de matemática Richard Bandler, e é fruto do movimento pelo Potencial Humano.
Os dois estudiosos uniram-se, pois tinham uma lacuna em comum – queriam entender por que algumas pessoas conseguem resultados fantásticos em determinada área, enquanto outras, nem mesmo com muito treinamento, conseguem alcançar o mesmo resultado e ter alto desempenho.
Entendendo a PNL
A PNL estuda como nossas experiências subjetivas, nossas concepções e visões de mundo, demonstradas através da nossa linguagem, afetam nossas ações. A Programação explica como organizamos nossos sentimentos e emoções e as mobilizamos para alcançar nossas metas e objetivos. A parte Neuro corresponde aos nossos pensamentos, e a Linguagem diz respeito à maneira como utilizamos as palavras para influenciar as outras pessoas e a nós mesmos.
Posições Perceptivas
A Programação Neurolinguística defende que temos três posições perceptivas, ou seja, três modos distintos de ver uma mesma questão. Num primeiro plano está o ponto de vista do EU – como eu penso, quais são os meus valores, crenças, desejos, interesses. A segunda posição diz respeito ao Outro, a forma com que concebemos a outra pessoa e seus sentimentos, como nos colocamos no lugar desta. A terceira posição faz uma observação sistêmica, de fora, de onde se observa a primeira e segunda posição, tecendo uma terceira visão das duas perspectivas, sem necessariamente precisar adotar uma das duas, mas para criar uma visão mais abrangente do eu e do outro.
Ao evoluir de um patamar único, e criar esta visão sistêmica, a PNL defende que podemos mudar de três formas:
1 – Mudando o modo como abordamos determinado assunto
2 – Mudando nosso pensamento sobre o assunto
3 – Mudando nossos comportamentos
Coaching com PNL
Em processos de coaching a Programação Neurolinguística atua em muitos aspectos, como no autoconhecimento, alinhamento de valores, identificação das crenças, metas e objetivos de vida, uma vez que a primeira posição perceptiva é pautada pelo entendimento do “EU”. No segundo plano, com o apoio a PNL, o cliente pode compreender melhor como o outro se sente em relação a ele, reage as suas atitudes e como estas influenciam nesta relação para que seja harmoniosa ou conflitante. Numa terceira perspectiva mais abrangente, o coachee (indivíduo que está no processo de coaching) pode entender melhor como a junção destas duas percepções influencia seus resultados como um todo, e trabalhar nos pontos de melhoria, na resignificação dos acontecimentos tidos como negativos, para que seu desempenho e realizações alcancem o patamar que deseja em sua vida pessoal e carreira.
*A descrição acima pertence ao Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Como você pode conferir, não há nada da história de "pensamento positivo" ou incentivo emocional. A base de todo o estudo é pragmática e visa o conhecimento do aspecto subjetivo humano.
Assim, você pode utilizá-lo na sua vida pessoal ou profissional.
Aliás, muitos fazem o curso para tornarem-se coaches posteriormente, ou seja, atuarem ministrando palestras, pessoas, empresas ou cursos sobre a temática.
Os cursos presenciais ainda são escassos em algumas regiões do país e podem custar até R$3.000 reais a depender do ministrante.
Caso tenha se interessado, eu recomendo os cursos online com didática testada e preço mais em conta. Geralmente, são pessoas que já fizeram o curso e desejam repassar o conhecimento para outras através de material virtual e videoaulas.
Há um vídeo muito legal do curso Vida Equilibrada da Juliana Goes.
Você pode conferir clicando na imagem abaixo:
No vídeo a blogueira pós-graduada em Cinema e Fotografia vai contar sobre a metodologia do curso e algumas dicas importantes. No começo, ficamos desconfiados pela abordagem mais "alegre" no vídeo demonstrativo poder comprometer a seriedade do curso com o estudo pragmático da PNL.
Porém, constatamos que o curso dividido em 7 módulos bem estruturados transmite um conhecimento muito bom sobre os assunto que aborda. Óbvio, nosso foco ficou logo no primeiro módulo que trata diretamente da PNL e esse demonstrou coesão e ser fidedigno às bases teóricas desenvolvidas por John e Richard.
Vale a pena conferir ainda mais que você ganha certificado de conclusão, outro ponto que levamos em consideração para recomendar aqui no Blog.
Nenhum comentário :
Postar um comentário