quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Capital Financeiro x Capital Produtivo



Qual a diferença entre esses "capitais"?
Há algum ponto de encontro entre eles?

Escutamos muito que o capital financeiro é maléfico e não produz.
Mas será isso mesmo? Qual o conceito por trás dessa análise?

Bem, escutamos muito que a crise de 2008 foi originada pela especulação, ou seja, o problema de controle/regulação sobre o capital financeiro.
Mas, em muitos casos, não caracterizado como capital financeiro especulativo.
Ué, existe capital financeiro não especulativo?
Chegaremos neste ponto.


A origem do termo se dá quando, para estimular o crescimento da produção e o avanço do capitalismo, o sistema bancário une-se com os fazendeiros e industriais da época para financiar as suas operações. Alguns eram donos de bancos e empresas desses setores ao mesmo tempo.
Com isso, surgiram monopólios e oligopólios aos montes. Tanto é que o capital financeiro pode ser chamado de monopolista nesta época. Porém, neste momento não se pode afirmar que o capital não era produtivo, pois ele era aplicado em expansão dos negócios. Como se o sistema de crédito fosse interligado com o cliente-empresa.

Fato é que a prática especulativa começou a aumentar suas proporções devido às negociações na bolsa tornarem cada vez mais lucrativas. Isso aliada ao processo de globalização e a presença de "marcas globais". Trazendo mais para agora, com falta de regulação sobre o setor e uma discussão internacional sobre o fato, estourou a crise de 2008.

Então, criminalizou-se o capital financeiro.
Porém, como vimos, o sistema de crédito é capital financeiro.
Os bancos que financiam as empresas em suas diversas necessidades de investimento ou quitação de outras contas são parte do capital financeiro. A especulação ocorre mais entre os investidores e as agências financeiras especializadas.

Devemos regular melhor o setor sim!
Sei que liberais não gostam da palavra "regulação", mas a especulação desgastou muito o sistema capitalista e muitos não veem recuperação sustentável para o capitalismo.
O sistema financeiro financia a produção, ou seja, a geração de riqueza real (aquela que desconsidera os ganhos especulativos).
Porém, a geração de riqueza real e financeira é muito distinta ainda, justamente pela falta de controle internacional sobre a prática especulativa. Confira a imagem abaixo:



Uma hora publicamos algo sobre o poder do capital financeiro sobre os aspectos sociopolíticos.
Por hora, veja o quanto se ganha dentro do próprio sistema e quanto é "repassado" para o ganho produtivo. É absolutamente insustentável crescer, crescer e não desenvolver.
Aumentar o ganho abstrato sem o aspecto produtivo prejudica a alimentação do sistema.

Lembrem-se: o liberalismo só funciona bem quando a base da economia está em harmonia (produção x demanda), descartando-se este pilar o desequilíbrio gera crise.

Deixe a sua opinião:

Nenhum comentário :

Postar um comentário