sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Quando apontas o dedo a alguém há três apontados a ti mesmo!


Vê muitos defeitos nos outros? Pode ser que não goste tanto de ti mesmo.

Já percebeu que quando apontamos o dedo a alguém, três ficam apontados para nós?
A "brincadeira", na verdade, diz muito sobre a personalidade e como/porque criticamos os demais.
Enxergar a pessoa da qual criticas pode ser um bom exercício para enxergar quem és.

Já parou para refletir sobre isso?

O que ocorre é que um traço da sua personalidade que não lhe agrada observado em outra pessoa gera incômodo. Exemplificando, você não gosta de ser chorona e, devido a isso, quando observa alguém com essa característica, acaba criticando-a. Ou você não gosta de ser explosivo e quando alguém age desta maneira, você acaba se distanciando. 

Dessa abordagem parte a frase "os opostos se atraem". Gera mais empatia ver falhas distintas das suas, ainda mais quando as qualidades são similares. É como se ambos se completassem, onde um falha o outro age de melhor maneira.

Porém, há casais ou melhores amigos que são bem parecidos. Aposto que você conhece algum.
Estes já precisam desenvolver muito mais a capacidade de compreensão. Isto porque os dois devem oscilar em "níveis" de amadurecimento de suas características "ruins" dentro do relacionamento.
O que significa isso?

Bem, é quando um membro do casal ou da amizade já superou uma depressão, perda familiar ou estresse alto com o trabalho, por exemplo. Nesses casos, pode ocorrer de ao invés da pessoa compreender melhor a fase que a outra está passando, ela a julga ainda mais. Por ver similaridade, conscientemente ou não, no fato e ter conseguido "pular essa etapa", algumas pessoas podem não saber lidar bem se amigos(as), namorados(as) ou marido/mulher estiverem passando por situação idêntica.

Enfim, em geral, quando criticas alguém está a observar algo no outro que está presente em ti.
Reflita mais sobre isso antes de "apontar o dedo".



Deixe a sua opinião:

Nenhum comentário :

Postar um comentário