Vamos tomar início dentro dos conceitos. O Brasil já foi monarca e por boa parte da sua história.
A monarquia pode ser absolutista, onde todo o poder é do rei, ou constitucional, onde seu poder fica muito limitado e o comando do governo é feito pelo primeiro-ministro.
É a forma mais antiga de governo e ainda praticada em alguns países.
Segundo os seus defensores, permite maior planejamento de longo prazo pela continuidade no poder e, assim, desenvolve o país pela perpetuação dos ideais bem como do reinado entre a família real.
Mas, então, por que não instituí-la já?
Bem, que a república foi um golpe, nós sabemos (uma hora escrevo sobre isso).
Mas isso faz com que ela tenha que ser desfeita?
Um dos membros mais presentes em palestras e fóruns sobre monarquia no Brasil é o Sr. Betrand de Orleans e Bragança, filho do que seria Dom Pedro III e, portanto, "príncipe imperial" do Brasil.
Obviamente, ele considera a democracia republicana um verdadeiro fracasso.
Porém, a maior parte de sua argumentação irá desapontar você defensor do Estado laico.
Isso porque ele vê nas democracias uma deturpação da cultura ocidental cristã.
Enxerga que muitas tornaram-se executoras dos princípios de Marx e da desconfiguração de um Estado regido sobre ótica/guia sobrenatural, neste caso, o Deus cristão.
Assim, querem o poder para "colocar o trem dentro dos trilhos", instituindo um plano de longo prazo baseado na moral do cristianismo.
Vale lembrar que a Monarquia é um regime de direita pura, totalmente contrária as proposições da esquerda e que caracteriza todo e qualquer social-democrata como "comunista".
Aliás, são quase os amigos da ala Tea Party nos EUA e das bancadas religiosas que temos aqui, porém menos radicias. São os conservadores liberais (post mais popular do blog, confira aqui) que liberam o mercado, mas regulam fortemente a vida do cidadão.
Então, não. Não é a solução para o Brasil uma monarquia nem para outros países do mundo visto que sua difusão está atrelada sempre a visão do cristianismo regendo o Estado. Uma pena para o debate república x monarquia, o qual poderia ser bem mais interessante.
Confira um vídeo do Sr. Bertrand de Orleans e Bragança falando do "Brasil que Queremos":
Nenhum comentário :
Postar um comentário